13º de aposentados e pensionista do INSS: Pagar dívida, poupar ou gastar?

Aposentados e pensionistas já estão recebendo o 13º em 2021. Segundo o Ministério da Economia, o adiantamento do 13º neste ano, tem como objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando dinheiro na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia. Muitos, porém, com o dinheiro extra disponível em mãos não sabe a melhor forma de utilizar este dinheiro.

Pensando nisso, vamos elencar as melhores formas de utilizar o dinheiro extra que os aposentados e pensionistas já estão recebendo.

1º Pague as dívidas

O conselho essencial é não fazer dívidas extras, pois a antecipação do 13º salário não deve ser encarado como uma renda extra. Especialistas dizem que a prioridade desse dinheiro deve ser, inclusive, para quitar as dívidas e dar um respiro na vida financeira.

Caso esteja com o nome sujo, é a hora certa para limpar, por exemplo. Pagar as dívidas mais caras, fazer acordos, colocar as contas de consumos em dia e, em seguida, tentar quitar as parcelas de outros empréstimos.

Em primeiro momento, é essencial que você mantenha seu nome limpo para facilitar seu acesso a empréstimos futuros em casos de imprevistos.

2º Monte uma reserva

Pessoas mais velhas são sujeitas a mais despesas imprevistas, principalmente por causa da saúde. Costumam tomar muitos medicamentos e o plano de saúde já é muito mais caro que o dos mais jovens, ainda mais por causa do reajuste da inflação que está bem acima. Por essa razão, ter uma reserva de emergência é essencial para evitar passar aperto.

3º Não gasta em compras

Apesar de ter recebido mais do que o seu salário normal, é necessário lembrar que ainda estamos em um momento delicado da economia de nosso país, por isso não é inteligente gastar com compras supérfluas. As famílias estão em momentos difíceis e, em muitos núcleos, pessoas aposentadas estão se vendo obrigadas a sustentar seus filhos que perderam os empregos.

4º Lembre dos gastos de começo do ano

Final e começo do ano são sempre períodos com maiores gastos, por isso, quem não precisa ajudar a família e nem está com dívida pode, então, guardar o dinheiro extra do 13º para ajudar a bancar as despesas da virada do ano, como as cobranças de IPVA, IPTU, etc., além de presentes de Natal, como outras coisas.

Ainda não conseguiu bancar todos os gastos que teve e precisa de uma ajuda extra? A Ramos e Silva te ajuda! Temos taxas e condições exclusivas para aposentados e pensionistas do INSS, entre e contato e solicite agora uma simulação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: