Empréstimo para quitar dívidas: mitos e verdades

Problemas financeiros são comuns e podem ser resolvidos com soluções simples e seguras. Mas você sabe identificá-las?

Na era da internet, qualquer um pode ser especialista em qualquer assunto. Basta digitar a dúvida, clicar em 2 ou 3 sites e pronto. Será? Seja na saúde ou no seu bolso, acreditar apenas no que está publicado é um grande risco. Já ouviu dizer que “cada caso é um caso”? Se eu não sou igual a você, nossas dúvidas também não são. É por isso que tudo deve ser pesquisado e conversado com quem entende, preferencialmente, um especialista na área.

Aqui vamos falar sobre dívida, uma palavra que tira o sono de muita gente. Por onde começar a quitá-la? A quem recorrer? Existe luz no fim desse túnel? A resposta é sim. Vamos parar de cavar o buraco e sair com a cabeça erguida. Vamos lá!

MITO – É ruim pegar dinheiro emprestado.

Não é não. Ruim é ficar endividado e não conseguir pagar.

Se você pesquisou bem, está ciente de todos os termos e se comprometeu com a devolução, empréstimo é sim uma boa opção. Principalmente para quem tem dívidas no cartão de crédito, por exemplo, que possui uma das maiores taxas de juros do mercado! Este é um ótimo caso de trocar uma dúvida surreal por outra bem mais segura.

No caso de empresas, alguns fornecedores negociam insumos com grande vantagem para pagamento à vista. Neste caso, pode ser feito um empréstimo bancário para garantir o benefício e parcelar a dívida com juros adequados, conforme relacionamento no banco. Ou seja, deve-se pesar prós e contras antes de qualquer decisão.

VERDADE – Empréstimo tem que entrar no orçamento mensal.

Sim. Com certeza.

Se você faz planejamento financeiro pessoal ou na empresa, tem que considerar o valor do empréstimo nos gastos mensais. Ele está lá por um objetivo e não deve ser usado para outro fim. Não é porque entrou um valor “a mais” na sua conta que você poderá gastar mais. 

Aliás, com algumas economias no mês, você pode sim ter uma sobre orçamentária e poderá renegociar sua dívida, diminuindo prazos ou parcelas.

MITO – Não posso fazer vários empréstimos.

Poder, pode sim. Se você deve? Aí é outra pergunta. 

Antes de explicar o que pode ser feito, vale ressaltar que cartão de crédito e financiamento também são formas de empréstimo! Isso mesmo. Essas modalidades de pagamento existem para a compra de bens e serviços no “presente”, parcelando o pagamento no “futuro”.

O que vai definir se você tem direito ou não a fazer empréstimos é a sua situação financeira, previamente analisada pelo banco. A famosa “análise de crédito”, que vai investigar suas garantias de quitação da dívida. Dependerá do grau de comprometimento da sua renda e o que pode ser oferecido como garantia.

VERDADE – Fazer empréstimo é seguro e a instituição financeira vai me ajudar.

É isso mesmo! 

De volta ao bom e velho planejamento. A sua planilha financeira é a sua maior aliada nessas horas. Quando você tem propriedade sobre sua conta, terá segurança em conversar com qualquer instituição financeira sobre o que você pretende fazer, principalmente se for para aquisição de bens duráveis (imóvel e automóvel) ou empreender.

Muita gente tem medo de “banco”, considera como sendo um lugar burocrático e sem empatia. Na verdade, é o lugar mais seguro para você procurar. Imagina como é trabalhar com a movimentação financeira de tantas pessoas e empresas diferentes (ainda mais o nosso dinheiro)? Claro que não é algo simples. É lidar com o futuro de uma família inteira, dos sonhos e realização de pessoas como você. 

Por isso, todo o processo requer cuidados e muita calma antes de assinar qualquer papel. Então faça sua pesquisa e veja as opções que se encaixam com o seu perfil. 

A Ramos e Silva está presente em todo o Brasil e é um dos principais correspondentes bancário do país, oferecendo crédito consignado, pessoal, com garantia de imóvel e muito mais! Clique aqui, cadastre-se e saiba mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: