Como controlar seu orçamento para aproveitar a Black Friday

É preciso ter paciência e cuidado para fazer boas escolhas

Os anúncios já começaram a pipocar na nossa timeline. A Black Friday (Black Week ou Black November) vem aí e, este ano, promete ser mais atrativa e cautelosa porque, afinal, nosso bolso está sentindo o aumento dos preços e o consumidor está disposto a gastar com aquilo que realmente vale a pena. 

Uma das principais dúvidas desta época é saber se estamos fazendo um bom negócio e se, no final, o saldo na conta será positivo. Para isso, preparamos algumas orientações que podem te ajudar a controlar seu orçamento e aproveitar as promoções que o mercado irá oferecer.

Vale lembrar que depois da Black Friday vem o Natal e a vontade de presentear todo mundo. E depois do Natal, adivinha? O começo do ano e todos aqueles impostos obrigatórios, isso sem contar material escolar para quem tem filhos em período estudantil.

Nada de desanimar! É possível sim fazer tudo isso e ainda ter um 2022 com dinheiro no bolso! Vamos lá.

Pesquise e anote

Primeira dica é fazer uma lista de desejos, em ordem de prioridade e utilização. Pense naquilo que você quis comprar este ano e que, por algum motivo, não conseguiu. Anote no caderno e comece a pesquisar o preço para ver se realmente é o momento de adquirir e se a oferta é vantajosa. 

Fique de olho em cupons de desconto e se a loja ou prestador de serviço vai fazer alguma ação especial de Black Friday. Tenha paciência e consulte concorrentes. Você terá mais informação sobre o produto e poderá negociá-lo melhor, mesmo no e-commerce. Quando você “abandona o carrinho”, grande parte das empresas entram em contato com descontos e outras ofertas.

Há, inclusive, sites especializados em analisar a oscilação de preço. Assim fica mais difícil cair na “Black Fraude”. 

Benefício real

Seja para produto ou serviço, o que você deve ter atenção é o benefício que terá com a compra. O preço está bom, mas… e o frete? Qual é o prazo de entrega? Existe alguma “compra casada”?

Tudo isso precisa ser analisado e aprovado antes de concluir a compra. As ofertas são tentadoras e, muitas vezes, as condições de pagamento não são claras. Por exemplo: aquele valor só está disponível para pagamento à vista, depósito bancário, boleto. Fique atento também às regras de cancelamento porque podem haver multas.

Sem arrependimentos

Vivemos um momento atípico, com consumo em baixa e muita reflexão na hora de gastar. Aprendemos a dar mais valor ao nosso dinheiro, não é mesmo? Então não vamos “desaprender”.   

Aqui no nosso Blog falamos muito de educação financeira e essa é a hora de colocar em prática o que você aprendeu. É importante saber qual é o orçamento familiar, quanto é recebido e quanto já está comprometido com as contas do dia a dia. 

Tendo em mente seu saldo bancário, os gastos fixos e o que vem pela frente, você conseguirá aproveitar essa época de descontos com mais tranquilidade, sem arrependimentos.

Depois da Black Friday

O Brasil adotou o termo “Black Friday” e usa o ano todo, inclusive mudando a cor e o dia da semana. Essa tática nada mais é que uma estratégia de marketing para atrair a atenção dos consumidores.

Pense na Black Friday como uma forma de garantir os presentinhos de Natal e até para outras datas, como aniversário, Dia das Mães, etc. As comemorações vão voltar com tudo em 2022!

Mas se você não conseguiu aproveitar desta vez, não fique triste. Você terá muitas outras oportunidades, inclusive o “saldão” pós-Natal ou quando há troca de estação. 

Se precisar de crédito extra

Pesquisou, pensou, calculou e não comprou. Calma, você ainda pode contar com ajuda de empresas especializadas em crédito para conseguir um dinheiro extra, sem comprometer o seu orçamento.

Com cuidado e parcelamento adequado a sua realidade, você pode obter empréstimo, com ou sem garantia, que poderá viabilizar suas compras ou pagamento de dívidas.

Correspondente número 1 do país, a Ramos e Silva tem um portfólio de soluções financeiras que vão te ajudar neste período. Acesse o site www.ramosilva.com.br e solicite uma simulação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: