Banco tradicional ou digital. Qual escolher?

Entender como essas instituições funcionam ajuda a definir a melhor opção para o seu perfil financeiro.

Das mudanças entre épocas, uma tem se destacado quando o tema é dinheiro: instituições bancárias. Antes existiam poucas opções, com muita burocracia envolvida. Você não tinha poder de escolha já que eram as empresas que determinavam onde o funcionário iria abrir a conta. Lembra dessa época? Agora, bancos estatais e privados ganharam novos concorrentes e o poder está na mão do correntista – se não está feliz, basta pedir para sair e procurar uma nova agência.

Para os mais conservadores, o banco tradicional ainda é a preferência. Para os mais conectados, os bancos digitais – as fintechs – ganharam espaço de vez! Ambos tem pontos positivos e outros nem tanto, por isso é importante entender o seu perfil financeiro e aproveitar o melhor desse mundo.

Diferenças básicas 

Primeiro vamos falar o que é igual em qualquer banco, como é o caso do pacote de serviços essenciais estabelecido pelo Banco Central do Brasil. Você tem direito a uma conta-corrente gratuita, com os seguintes serviços (fonte BACEN) 

  • Fornecimento de cartão de débito para compras e saques;
  • 04 saques por mês (no caixa eletrônico ou guichê de caixa);
  • 02 transferências entre contas da mesma instituição por mês;
  • 02 extratos no caixa eletrônico;
  • 1 talão de cheque com 10 folhas por mês.

Banco Tradicional

  • Agências físicas para atendimento ao público;
  • Cobrança de tarifa em quase todas as operações, principalmente no cartão de crédito;
  • Mais opções para oferecer: conta conjunta, conta salário, etc.

Banco Digital

  • Não existem agências, todo o atendimento é feito por canais digitais e telefônico;
  • Tarifas mais atrativas e isenção no cartão de crédito;
  • Saques devem ser feitos em terminais 24 horas.

Todo banco é digital

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Hoje, todos os bancos já trabalham com processos ágeis, repletos de ferramentas digitais e com muita inovação envolvida. Isso é imprescindível para a segurança de dados dos clientes e de todas as ações envolvidas na instituição.

Para consultar sua conta você pode ir ao banco, no caixa eletrônico, acessar o site ou, simplesmente, usar o aplicativo no seu smartphone. Tudo isso envolve tecnologia e sistemas interligados.

Mais humanização, menos burocracia

Esse tópico é muito importante porque, independente do perfil financeiro, o brasileiro ainda prefere ter contato humano do que algo 100% automatizado. Bancos tradicionais e digitais entenderam essa demanda e investem cada vez mais no relacionamento com seus clientes.

Ficar horas no banco está com dias contatos (ainda bem!). As inovações trazidas pelas fintechs estão ajudando a diminuir essa dependência física dos correntistas, ou seja, menos burocracia e mais agilidade na resposta.

Segurança e credibilidade

Em recente pesquisa realizada pela Cantarino Brasileiro (agosto/2021) com correntistas dos bancos nacionais mostrou que mais de 50% dos entrevistados se dizem preocupados ou muito preocupados com a política de segurança das instituições. Esse é um dos principais motivos de muita gente ainda ter desconfiança com bancos digitais ou usar ferramentas online para realizar suas transações.

É importante destacar que todas essas empresas são acompanhadas e fiscalizadas pelo BACEN, inclusive os correspondentes bancários. Basta acompanhar de perto a avaliação de outros clientes na web e, se for preciso, fazer denúncias às autoridades.

Todas as instituições são obrigadas a oferecer canais de comunicação para o consumidor. E os bancos mais modernos são ainda mais eficientes nesse quesito, tornando seus clientes verdadeiros fãs. É o caso do Nubank, queridinha do público nas redes sociais (mesmo de quem não é cliente).

Viu só, mais do que saber qual banco é melhor você precisa conhecer todos os benefícios que cada um oferece e, principalmente, qual está mais relacionado com o seu estilo. Vale lembrar que a Ramos e Silva é correspondente número 1 do país, parceiro do Banco Santander e está apta a oferecer as melhores condições de empréstimo. Saiba mais www.ramosilva.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: