O que devo fazer para ter um controle financeiro eficiente?

Ter controle sobre os gastos é o primeiro passo para conquistar suas metas e realizar seus sonhos

Dinheiro vem… dinheiro vai… Assim com as ondas que não param de se movimentar nos mares, a nossa vida financeira é repleta de idas e vindas. Concorda? Pode ser que para uns o dinheiro mais vem do que vai, mas a realidade para a maioria de nós (sim, também estamos nesta turma) é a eterna “briga” entre pagar tudo corretamente e ainda tentar guardar algum dinheiro.

Se você é dessa turma e quer uma ajudinha para controlar suas finanças, continue lendo este texto que vamos trazer boas dicas para que o seu orçamento tenha espaço para novas conquistas e realização de sonhos!

Por onde começar

Primeiro é importante saber se você entende o que é controle financeiro. Mais do que somar 1+1, você precisa ter domínio dos gastos que fazem parte do nosso dia a dia para conseguir organizar todas as suas entradas e despesas de capital.

Existem diferentes formatos de planilhas de controle financeiro, há inclusive sites e aplicativos que facilitam essa organização. Encontre a que faz mais sentido para você. Este assunto foi abordado em outro post aqui do blog, acesse aqui e confira.

Regularize suas dívidas

Com todas as informações listadas na planilha você já pode pensar no plano de ação do seu dinheiro. Sim, é pra isso que o dinheiro existe! É importante planejar o que fazer com ele para viabilizar as vontades que você tem e pagar o que é sua obrigação como cidadão.

Comece pelas dívidas, caso você tenha. É muito difícil ter grandes sonhos se a realidade é bem diferente. Organize suas contas para ter, de alguma forma, uma data final para pagar algo que você deve. Anote! Deixe visível para você (e sua família, se você tiver mais alguém com quem compartilhar sua vida financeira).

Fingir que a dívida não existe é o primeiro erro e prejudica qualquer planejamento.

Defina seus gastos extras

Se você já sabe quais são seus gastos fixos e estipulou data para pagamento das dívidas, agora pode pensar nos gastos variáveis ou investimentos extras. Mesmo que o seu saldo esteja zerado, é muito válido ter metas a serem atingidas.

Divida o ano em partes, pode ser por semestre, trimestre, do jeito que você preferir. Ajuste seu orçamento para ter sobras mensais e poder realizar o que você deseja nos próximos meses. Veja o que é possível economizar, o que pode ser renegociado, afinal, a vida não é só pagar boleto. É preciso ter ambições e sonhos, que nos ajudam a evoluir.

Aqui vale mais uma dica: invista em você! Se for para ter novos gastos, que seja para o seu crescimento pessoal ou da sua família. Evite comprar só porque está na moda ou porque isso vai te ajudar a ser mais “popular”. O dinheiro, para ser seu aliado, tem que oferecer resultado duradouro, ou seja, uma viagem inesquecível, um curso para melhorar o currículo, até mesmo um eletrodoméstico, desde que ele faça realmente a diferença no seu dia a dia.

E se…? 

Agora chegamos naquele momento nada agradável, das mudanças que acontecem e não temos como prever nem escapar. E se eu perder meu emprego? E se eu sofrer um acidente? E se…? 

Já pensou em fazer seguro das suas coisas e da sua vida? Pode parecer um gasto desnecessário, porém é algo muito importante e que vale a pena pensar. Aliás, quando fazemos algum tipo de contrato de crédito bancário (financiamento, consórcio, etc) é muito comum ter seguro prestamista para ajudar em casos de morte ou invalidez permanente.

Há, inclusive, seguro para quem perde o emprego! Ou seja, fazer seguro não é luxo, mas sim, planejamento. Do que adianta ter um carro se você morre de medo de bater ou ser roubado. Melhor é já considerar esse valor nas despesas de aquisição do veículo.

Felizes para sempre!

Viu só! Controle financeiro não é mágica, é educação! Tirar todos os preconceitos com a matemática e fazer as pazes com os números. Eles não estão contra você, mas é preciso dar o primeiro passo: não mentir.

O seu futuro só depende de você! E se precisar de uma ajuda, converse com a gente. A Ramos e Silva trabalha com escritórios em todo o Brasil e tem uma equipe de especialistas a sua disposição para te orientar sobre opções de crédito. Acesse nosso site e faça uma simulação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: